sábado, 5 de janeiro de 2013

Decretada situação de emergência em Arapiraca Girau do Ponciano e outras cidades do Agreste

por Agência Alagoas
Decretada situação de emergência em Arapiraca e outras cidades do Agreste
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (4) o Decreto 24.179, que declara situação de emergência por conta da seca em 37 municípios do Agreste, Bacia Leiteira e Sertão, pelo prazo de 180 dias.
A medida visa a garantir a continuidade das ações emergenciais, como o acesso à água e o apoio aos produtores rurais, que já vinham sendo realizadas em 36 municípios que possuíam o decreto.
Segundo o documento, a situação de emergência é provocada por redução das precipitações pluviométricas que assolam os municípios para níveis sensivelmente inferiores aos da normalidade climatológica e a queda intensificada das reservas hídricas de superfície provocada pela má distribuição pluviométrica na região.
O Decreto cita ainda que houve impactos decorrentes das perdas na agropecuária, o comprometimento dos reservatórios hídricos locais, ocasionando dificuldades da população no abastecimento d’água para o consumo humano e animal.
Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, o Decreto reafirma a necessidade da atenção especial para esses municípios, em especial às famílias do campo. “Temos que dar condições para que o agricultor realize suas atividades, mesmo na seca, pois é importante conviver com esse fenômeno, que é típico de nossa região. Para isso, temos que repassar tecnologia, assistência e orientação”, frisou Marinho.
De acordo com ele, além das ações emergenciais, como o trabalho de mais de 200 carros-pipa, o governo trabalha ações estruturantes. “O governo está promovendo a limpeza de açudes e barragens para que a água acumulada no período das chuvas fique limpa e não provoque doenças nos animais”, salientou.
Outras ações de apoio aos municípios em situação de emergência são: repasse de milho abaixo do preço de mercado, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); repasse de bagaço de cana, aquisição de conjuntos motobombas, aquisição de farelo de milho e farelo de soja, pela Seagri; recuperação de poços e nascentes, numa ação coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; liberação do Garantia Safra e do Bolsa Estiagem, pelo Governo Federal.
“O Governo do Estado está disponibilizando à Conab dois armazéns para repasse desse milho, sendo um em Santana do Ipanema e outro em Arapiraca. Isso vai baratear os custos de frete dos produtores que forem em busca do produto”, lembrou o secretário.
Ainda segundo ele, Seagri e Emater disponibilizaram, por meio de uma força tarefa, 30 técnicos de campo, que estão orientando os agricultores na elaboração de projetos para acesso ao crédito especial da estiagem, fornecido pelo Banco do Nordeste e Banco do Brasil.
Os 37 municípios
São os seguintes os 37 municípios atendidos pelo Decreto de Situação de Emergência: Arapiraca, Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’ Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Quebrangulo e Traipu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário